Há cerca de 6 anos atrás, estava eu no secundário e, começámos a estudar Fernando Pessoa. Não sabia, na altura, a importância que este poeta viria a ter na minha vida. Depois de muitos poemas estudados chegámos a um que me marcou mais do que qualquer outro, e que ainda hoje me acompanha no meu coração. O poema intitulado "Não sei se é sonho, se realidade".
Todos nós procuramos a felicidade, todos nos questionamos onde estará... E há muitos anos atrás Pessoa dava-nos a resposta...
O momento em que li com atenção este poema muita coisa fez sentido para mim. Por mais clichê que seja : a felicidade está de facto dentro de nós. Numa sociedade de consumismo procuramos a felicidade em viagens, em comprar coisas, em possuir bens... Colocamos a nossa felicidade sempre nalgum local, nalgum momento específico "quando tiver um emprego vou ser super feliz", "quando comprar a minha casa de sonho é que eu irei ser realmente feliz". Estamos sempre focados na ilha de Fernando Pessoa, na ilha perfeita que queremos conquistar mas que quando lá chegamos percebemos que é uma ilha como as outras.
Não é com ilhas do fim do mundo,
Nem com palmares de sonho ou não,
Que cura a alma seu mal profundo,
Que o bem nos entra no coração.
É em nós que é tudo. É ali, ali,
Que a vida é jovem e o amor sorri.
Ao contrário do que nos fizerem acreditar a felicidade é uma escolha! E quanto mais cedo entendermos e assimilar-mos isso com o nosso coração mais rápido nos tornaremos felizes com nós mesmos e com a vida.
E como é um processo muito interior muito pessoal, deixo-vos algumas dicas para começarem esta mudança em vocês mesmos:
Pára de projetar a tua felicidade em coisas/locais/pessoas
Esta é a dica mais essencial de todas! Encara a realidade: aquela pessoa não te irá trazer A felicidade, aquela viagem não vai preencher esse vazio triste e aqueles sapatos que viste na Zara muio menos! A felicidade tens que ir buscá-la dentro de ti mesma. Podes ser muito feliz com alguém, mas primeiro tens que ser feliz dentro de ti. Aquela viagem pode ser uma experiência fantástica, mas primeiro tens que te preencher de felicidade por ti mesma.
O essencial aqui não é fazeres ou não certas coisas, é o intuito com que são feitas. E o intuito nunca deve ser a busca de uma felicidade ilusória.
Esta é a dica mais essencial de todas! Encara a realidade: aquela pessoa não te irá trazer A felicidade, aquela viagem não vai preencher esse vazio triste e aqueles sapatos que viste na Zara muio menos! A felicidade tens que ir buscá-la dentro de ti mesma. Podes ser muito feliz com alguém, mas primeiro tens que ser feliz dentro de ti. Aquela viagem pode ser uma experiência fantástica, mas primeiro tens que te preencher de felicidade por ti mesma.
O essencial aqui não é fazeres ou não certas coisas, é o intuito com que são feitas. E o intuito nunca deve ser a busca de uma felicidade ilusória.
Pratica a gratitude
Já tenho um post escrito neste blog há bastante tempo atrás sobre diários de gratidão e a sua importância. Manter o foco em tudo o que bom acontece na nossa vida, ajuda-nos a ser mais felizes, ser mais completos. Muitas coisas boas nos acontecem todos os dias: seja a atitude de certa pessoa, seja um bolo delicioso, seja uma chuva aconchegante numa tarde de domingo,... Todos os dias há toneladas de situações pelas quais devemos estar gratos!
O que acontece com a maior parte da população é que focam as suas energias nas coisas más que aconteceram durante o dia. Precisamos de mudar o foco. "Ernergias positivas atraem coisas positivas", por isso foca-te em tudo o que tens de fantástico todos os dias porque o Universo irá dár-te mais e mais coisas pelas quais irás estar grata!
Cria uma lista de "fuga"
Todos temos momentos menos bons, mas o modo como encaramos isso é que diz muito sobre nós próprios. Ter momentos maus é humano, fazer desse momentos maus o foco da nossa vida é uma escolha. Vai haver situações em que iremos sentir medo, inveja, tristeza, mas podemos modificar este momentos com uma lista de fuga. E o que é afinal uma lista de fuga? É uma pequena lista de coisas que nos acalmam, que nos confortam, que nos deixam felizes só de pensar. Por exemplo... Quando estou naqueles dias mais difíceis no trabalho penso no bem que me irá saber chegar a casa depois de um dia exaustivo. Quando alguma coisa que idealizei não corre como esperado e fico triste, penso em tudo o que já criei de fantástico e que me saiu tão bem.
Esta lista de fuga nada mais é do que situações positivas que sabes que irão mudar logo o teu estado de espírito.
Sinto que cada vez mais temos dificuldade de estarmos connosco mesmos. Estamos em constante modo online, ou a ouvir música ou a ver séries ou videos no youtube. Podemos estar sozinhos mas não estamos connosco, estamos alheados. É necessário pararmos, desligarmos tudo, fecharmos os olhos e perguntarmos a nós próprios como nos sentimos. Trabalhar o nosso interior, perceber se há algo a incomodar-nos e porquê, se o nosso corpo se está a sentir bem, se precisamos de descansar... A meditação é sem sombra de dúvida muito importante e cada vez mais devido ao mundo agitado em que vivemos. Meditar nem que seja 5 minutos por dia já é um princípio que irá transformar a nossa vida. Manter um diário com o que estamos a sentir também nos ajuda entender imensas coisas. Muitas vezes precisamos de deitar cá para fora o que temos dentro para resolver determinadas limitações.
Espero que este artigo vos seja muito útil, e que vos ajude a procurar a felicidade aí dentro.
Não se esqueçam que a felicidade é uma escolha.
Quando estudei Fernando Pessoa adorei fiquei rendida sou fã! Concordo plenamente com todos os pontos que mencionaste acima de tudo temos de estar bem com nós próprios para estarmos radiantes de felicidade e afins e depois é espalha de forma calma e suave.
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Confesso que demorei alguns anos a aprender a lição, hoje em dia agradeço muito por me ter apercebido que a minha felicidade só depende de mim :)
ResponderEliminarGostei muito do texto ^^
Beijinhos e bom fim de semana **
O blog da Mó | Instagram